top of page
Buscar
  • Foto do escritorEstevão Salomão

A vida, a fotografia e a quarentena

Por: Estevão Salomão


Em tempos de quarentena um dos locais mais frequentados por todos nós é nossa própria residência. Aliás, é até estranho pensar sob esse ponto de vista, uma vez que o lar sempre foi o principal local de aconchego, descanso e união entre indivíduos e membros da família.


No entanto, o que mudou foi à percepção desse espaço que o tempo nos proporciona. Seja por meio de uma sombra, de uma planta, da organização dos móveis, do quadro na parede ou até mesmo no olhar tão singelo que nossos animais de estimação nos oferecem com tamanha ternura.

Nesses tempos, o lar tornou-se ainda mais um local de encantamento, sobretudo às coisas simples. É como se o mundo percorresse caminhos entre cômodos, corredores, varandas, jardins e portões.


Esse mundo de conexões nos permite refletir sobre uma infinidade de pensamentos, mas é, inclusive, um momento para redescobrirmos a sintonia com nossa própria essência. É a oportunidade da autorreflexão, de compreendermos o valor de nossa existência, de nossa importância enquanto seres humanos, do amor ao próximo e do quanto somos capazes!


E isso não significa ir além de nossos limites, sejam eles de cunho político, econômico ou social. Simplesmente, seja! Deixe de lado todos os problemas, angústias e insatisfações. Esses sentimentos não fazem parte de nossa essência. É com calma e reflexão que faremos verdade a frase de Buda “Não podemos controlar tudo que acontece em nossas vidas, mas podemos controlar como respondemos a tudo. Na resposta está o maior poder”.

Olhe para sua residência, para seus familiares, para seus animais de estimação, para a flor do jardim ou para o céu. Veja o quanto à vida pulsa, o quanto ela é calma e o quanto de nós ela possui; tudo!


Um dos exercícios para estimular esse olhar é a fotografia. Seja por meio de câmera profissional ou celular. Percorra sua residência com essa admiração. Você encontrará a beleza nos mais diversos e simples locais pelos quais você sempre esteve.


Aqui estão alguns registros que fiz em minha residência. Espero que sirvam de orientação para você começar a registrar a sua.















55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A importância da comunicação na área da saúde

Estevão Pinheiro Salomão Recentemente, o curso de medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) teve uma aula fantástica sobre a importância da comunicação na área da saúde. A palestra foi min

bottom of page